CUT PA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CRIADA A FRENTE PELOS DIREITOS E POLÍTICAS INDÍGENAS NO PARÁ

Criada a Frente pelos Direitos e Políticas Indígenas no Pará

17/05/2017

A Frente Indígena, Popular, Legislativa e Institucional foi criada durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Pará.

A criação de uma Frente Indígena, Popular, Legislativa e Institucional, foi a principal decisão da Audiência Pública, realizada por iniciativa do Deputado Estadual Airton Faleiro (PT-PA), na tarde da última terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Pará.

Segundo Faleiro, agora haverá uma reunião de trabalho para a instalação da Frente, além da definição das regras de funcionamento e de um plano de ação. Na oportunidade, Diego Arapium entregou uma carta com dados e proposições apresentadas durante a audiência pública preparatória, realizada no município de Santarém, no último dia 13.

Os debates foram acalorados, e os indígenas representados pelos Kayapó, Tembé e Arapium, se manifestaram denunciando as tentativas de retiradas de direitos e os atos de violência praticados contra seus povos.

Eles receberam a solidariedade e compromisso de apoio de integrantes de instituições e organizações relevantes que compuseram a mesa dos trabalhos, como o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; Paulo Vilas Boas, da Fundação Vilas Boas; Jorge Farias, OAB-PA; Joseane Figueiredo, representando a Secretaria de Educação do Pará (Seduc); Darlah Mariana, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH); e Paulo Sérgio Dutra, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

No plenário estavam presentes representantes da CUT, Fetagri, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab), Comissão Pastoral da Terra (CPT), União do Negro; Conselho de Saúde Indígena, Ibama, Funai, Vale, Movimento de Mulheres Marias, Frente Brasil Popular Pará, Associação dos Quilombolas, entre outros.

Fonte: Assessoria do deputado Airton Faleiro (PT)